sábado, 23 de outubro de 2010

Triste, muito triste...

Acabei de chegar à maioridade, me deparando com eleições. Estou muito decepcionada com o Brasil.
Votei em Marina no 1º turno, e como todos sabem, estamos a caminho da decisão final entre os candidatos Dilma Rousseff do PT, e José Serra do PSDB. Bem, eu particularmente não votarei em nenhum dos dois.
Minha família paterna é naturalmente política; meu avô foi perseguido pela ditadura militar, ele era do PCB etc. Ou seja, Serra está fora de cogitação para mim. Não, não é por ele ser da direita (aliás, antigamente ele era esquerdista), mas sim pelo fato de que especificamente aqui em Pernambuco fomos demasiadamente prejudicados pelo governo FHC. Se as unidades federativas tivessem mais autonomia, como nos E.U.A, acredito que até poderia fazer isso. Poderia, mas provavelmente não o faria. Eu certamente manteria meu atual voto: nulo.
As pessoas acreditam que quem anula o voto não tem o direito de reclamar depois, quando um dos dois estiver no poder. Me pergunto o motivo. Por quê não? Voto é voto. Se os candidatos não têm o perfil que você quer, você não vai poder reclamar se ele te prejudicar, por que não teve seu voto "válido"? E quem votou por ter vendido seu voto? Ah, esses têm sim, pois seus votos fora "válidos". Infelizmente é nossa realidade, toda essa estupidez.
Perguntaram a mim se eu queria vender meu voto. Claro que não! Mesmo que eu pegasse o dinheiro, jamais eu votaria neles. É como meu pai diz: o candidato que me oferece dinheiro para votar nele será o 1º em minha lista a nunca vê-lo.
Outro dia li "Os Bruzundangas" de Lima Barreto. Ele escreveu aquele livro há quase um século. E se você lê-lo, perceberá que o Brasil não mudou NADA. Praticamente 100 anos passaram, e o Brasil não mudou muita coisa. Triste, muito triste. Quer conhecer o Brasil a fundo? Vá fundo e leia esse livro. É perfeito.
Bem, de amanhã a uma semana "decidiremos o futuro de nosso país". Mais uma vez essa frase tão linda será repetida incansavelmente. Mais uma eleição. Mais 4 anos no marasmo, na mesma lama. Os pobres no governo Lula subiram, apenas o suficiente para poder respirar um pouco. Mas não saíram dessa lama. Acorda gente, há dezenas de mentiras. O PAC não foi concluído, como vão lançar um 2º? Acordem gente, José Serra quando Ministro da Saúde disse que deveriam cuidar humanitariamente das mulheres que praticaram o aborto, e depois vem criticar a Dilma, que veio com essa proposta, e não "legalizar" o aborto? Hipócritas! José Serra disse que criou 180.000 concursos públicos em São Paulo. 180.000?! CONCURSOS PÚBLICOS?! É rir para não chorar!
Bem, falando em rir, não há como esquecer que o Tiririca recebeu mais de um milhão de votos. 1 MILHÃO de votos. Falando em hipocrisia, rio desta aqui em Pernambuco. Nós criticamos os paulistas, mas esquecemos que elegemos Severino Cavalcanti também para deputado federal. É, mais e mais hipocrisia. E ah, eu não votei nele, mas elegemos... Triste, muito triste. Triste também eleger Collor senador depois do que ele aprontou enquanto presidente.
Ok, isso só foi um pequeno desabafo, do que vejo na nossa política. Somos piada no exterior. Triste, mas real. Eu espero sinceramente que um dia o povo acorde. Acorde e perceba o quão são feitos de palhaços. Que isso não se estenda apenas para aqueles que têm algum privilégio social. Eu não sou rica, mas convivo com muitos, pois estudo num dos melhores colégios do país, que -ora ora!- é público. Mas as pessoas fazem concursos para passar, e tiram a vaga de quem realmente precisa estar lá. Isso é visto também na universidade que este colégio faz parte. O processo se repete. O público onde só há ricos. Triste, muito triste.
Esta é nossa vida. TRISTE<, MUITO TRISTE

Um comentário:

  1. Que bonitas seriam tuas palavras se não fossem trágicas.

    Agora fazemos parte do jogo.
    Anular o voto e esperar a poeira baixar (se é que baixa) daqui há 4 anos pode ser considerado tempo perdido.. Porém, concordo contigo: essa não deixa de ser uma escolha, e não significa também que, tanto eu quanto voce, estaremos afastadas do que acontece.
    Vivemos num mesmo Brasil.


    Lindo post, beeeelas palavras, como sempre.
    Beijo :*

    ResponderExcluir