quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Parada Para Refletir

Sério, como as pessoas conseguem ser tão ruins? Não consigo entender como por tão pouco fazemos coisas tão abomináveis. Por amor? Por ódio? Vingança? Isso explica e justifica os diversos e assustadores atos humanos? Abandonar uma criança indefesa no lixo, aquela vida que saiu de dentro de si. Matar uma pessoa que estava tentando se defender de sua cólera. Torturar animais inocentes das mais variadas formas. Ignorar toda e qualquer forma de princípio moral para atingir um objetivo. Destruir florestas para o desenvolvimento de um país.
São exemplos que embora não pareçam, têm muito em comum: o egoísmo. O egoísmo de não descobrirem que uma moça "direita" não é mais pura. O egoísmo de matar alguém por quaisquer motivos, para não contar segredos, para não roubar amores. Egoísmo também de seres que torturam outros seres indefesos para se sentirem poderosos e superiores. E também aquele egoísta que não mede esforços para alcançar uma meta, mesmo que isso signifique a desgraça do próximo. E o egoísmo que eu acho mais perigoso: o egoísmo de tratar a natureza como algo exclusivamente nosso, matando fauna e flora para que alguns poucos milhões de humanos não fiquem sem energia, sem comida ou água.
O ser humano sempre me chamou a atenção por ser tão confuso e contraditório. Eu mesma várias vezes me estudei, e notei que também sou assim, só que um pouco pior, pois sou uma pessoa extremamente influenciável, há pouca coisa de mim. Mas às vezes me pergunto, será que de fato isso é ruim? Talvez eu tente de alguma forma, ser perfeita, imitando o que em minha opinião acho bom em outras pessoas. E que vários aspectos bons juntos me tornem uma boa pessoa. Claro que eu não cheguei à perfeição, estou bem longe, mas estou no caminho (espero que no certo).
Talvez por consciente ou inconscientemente estar em constante estudo do ser humano eu tenha um certo dom, o de dar conselhos. Sei que sou passível de erros, e digo isso sempre que alguém me pede ajuda ou uma opinião. Pretendo cursar psicologia quando tiver oportunidade, pois minha primeira faculdade será ciências biológicas. Mas acho que pelo menos um pouco do ser humano eu sei. Não tudo, pois nem a mim mesma eu conheço. Vou tentando descobrir os outros através de mim. Creio que ultimamente estou mais calma que de costume. Provavelmente pelo fato de que estou sem amores que me virem a cabeça a ponto de não mais me reconhecer. Estou conhecendo o meu lado "stand-by", ou seja, meu estado estático, bruto. Os amores alteram isso, e só poderei me reconhecer com amores quando eu puder conhecer por completo o meu "stand-by". Com a idéia principal de mim formada, posso me conhecer por completo, e aí sim posso tentar entender os outros.
As pessoas deveriam fazer esse exercício de auto-conhecimento sempre que pudessem. Talvez essa seja a origem real de seus estresses, de suas frustrações, de seus medos. E conhecê-los é o melhor caminho para enfrentá-los.

Nenhum comentário:

Postar um comentário