quinta-feira, 21 de abril de 2011

Amanhã é Sexta-feira Santa, feriado aqui no Brasil. E estou revoltada por causa disso. Não pelo feriado em si - eu gosto de feriados, além de que sou cristã e acredito na crucificação. Mas se o nosso país é laico, por qual motivo há feriados religiosos - e pior, de apenas UMA religião? E pior ainda, uma corrente de uma religião!
Pensemos: aqui em Recife, em especial, temos 3 feriados dedicados a Nossa Senhora: 16/07, 12/10 e 08/12.
Se o país é um Estado laico, então cadê os feriados dedicados a Alá? Os feriados a Buda? Aos deuses pagãos? Aos demônios (não deixa de ser uma religião)? Aos orixás? Não, não temos esses feriados. Só porque a maioria é católica? Maioria não é o todo! E o Brasil NÃO TEM RELIGIÃO! Ele é LAICO!
Isso explica (mas lógico, nunca vai justificar) que todo mundo aguenta um pastor falando de Jesus nos ônibus, metrôs e afins, mas nunca viram um ubandista pregar sobre seus orixás. Claro, se ele o fizer, se não for surpreendido por policiais, será linchado pela população, pois não passa de um "macumbeiro". Eis nossa realidade.
Como disse, eu sou cristã, mas isso não significa que eu queira minha religião acima de qualquer outra crença. Portanto, sou completamente a favor de retirarem esses feriados, ou então adicionem o número equivalente de dias para todas as outras religiões - nada mais justo, ou tudo ou nada. Quanto ao feriado em si da Páscoa, estou triste também, por outro motivo. Simplesmente poucas pessoas realmente sabem o significado da Páscoa, e pensam que é apenas o dia de comprar ovos de chocolate! Como no Natal ¬¬
É triste, mas é a verdade. Luto para tentar  reverter, mas é impossível. Por mais que eu fale da crucificação de Jesus à minha sobrinha, quando falo Páscoa, a primeira coisa que pensa são ovos de chocolate...
Isso aí, mais um desabafo. Hoje, quinta que antecede a Sexta Santa, agradeço a Deus por ter enviado seu filho para salvar-nos dos pecados, mesmo a gente não merecendo. Pena que quando o domingo chegar, as pessoas só lembrarão dos ovos, e não da sua ressurreição. É Jesus, pelo menos ainda existem pessoas que se lembram de você, do nascimento do seu primo São João, do seu aniversário no Natal, e não fica nas garras capitalistas de consumir fantasias de matutos, comidas de milho, presentes em geral e ovos de chocolate.

Nenhum comentário:

Postar um comentário